AGORDURA VISCERAL PODE CAUSAR DIABETES 2

MÉDICOS ESPECIALISTAS

18 de abril de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: A OBESIDADE REPRESENTA UM ESTADO DE ARMAZENAMENTO EXCESSIVO DE GORDURA CORPORAL.

EMBORA SEMELHANTE, O TERMO EXCESSO DE PESO É DEFINIDO COMO UM SIMPLES EXCESSO DE PESO PARA A ALTURA. EMBORA OS HOMENS TENHAM UM PERCENTUAL DE GORDURA CORPORAL DE 15-20%, AS MULHERES TÊM CERCA DE 25-30%. POR CAUSA DA DIFERENÇA DE PESO, O TERMO EXCESSO DE PESO ENTRE OS INDIVÍDUOS SÃO APENAS VARIAÇÕES PARCIAIS DA GORDURA CORPORAL, PORTANTO, O TERMO PESO É LIMITADO, ESTA DIFERENÇA SUTIL É MUITO PERIGOSA E PODE INDUZIR A ERROS.


O índice de massa corporal (IMC), também conhecido como índice de Quetelet, é usado muito mais frequentemente do que o índice de percentual de gordura para definir obesidade. O IMC é (índice de massa corporal) estreitamente relacionado com o grau de gordura corporal na maioria das situações. IMC = peso (Kg)/ estatura 2 (m²), onde o peso está em quilogramas e a altura está em metros. A porcentagem de gordura corporal pode ser estimada utilizando-se a equação de Deurenberg. Esses valores de pregas cutâneas em combinação com equações matemáticas são destinadas a predizer a densidade corporal ou o percentual de gordura. As equações são específicas para determinada população e predizem a adiposidade (a quantidade de gordura) com bastante exatidão em amostras de indivíduos semelhantes àquelas das quais se derivam as equações. Existem várias equações que podem ser utilizadas. Para obtermos valores mais precisos podemos utilizar tantas quantas forem possíveis e em seguida obtemos a média para um valor único e mais exato.
Entretanto esses padrões de se medir quantidade, não muito simples, o ideal é verificarmos na prática clínica os riscos diretos relacionados ao sobrepeso, obesidade, obesidade intra abdominal, visceral ou central, na proporção de IMC (índice de massa corporal) e da relação cintura quadril com uma simples fita métrica, em outras palavras, mulheres não devem possuir mais de 88 cm de cintura, e homens não devem passar de 98 a 102 cm de cintura, e compare com IMC, e sentirá na prática a proporção ideal. Embora o IMC (índice de massa corporal) é tipicamente e estreitamente correlacionado com porcentagem de gordura corporal de uma forma curvilínea, algumas ressalvas importantes para sua interpretação são aplicáveis. Em tipo atlético de pessoas ( mesomorfo), mais bem dotados geneticamente, são mais simétricos, possuem uma melhor postura, músculos grossos, estrutura robusta, que geralmente indicam IMC sobrepeso ou obesidade leve pode ser equivocada, enquanto em algumas pessoas com Sarcopenia (do Grego, "pobreza de carne") é a perda degenerativa de massa e força nos músculos com o envelhecimento, (especialmente entre as pessoas de descendência asiática), tipicamente um IMC normal pode esconder excesso de adiposidade subjacentes caracterizada pela elevada percentagem de massa gorda e redução da massa muscularEm vista dessas limitações, algumas entidades defendem a definição de obesidade com base em percentual de gordura corporal. Para os homens, percentual de gordura corporal acima de 25% define a obesidade, e 21-25% está no limite. Para as mulheres, mais de 33% define a obesidade, e 31-33% está no limite.
Outros índices utilizados para estimar o grau e distribuição da obesidade incluem as quatro espessuras de pele normal (isto é, subescapular – osso triangular, bilateral, posterior (asa); tríceps -músculo inferior do braço; bíceps – músculo superior do braço;supra-ilíaca, região superior dos quadris) e várias medidas antropométricas ("medidas"), é o conjunto de técnicas utilizadas para medir o corpo humano, dos quais as circunferências da cintura e quadril são as mais importantesO importante do estadiamento da obesidade, é não permitir sua mudança de grau, pois a prevenção contra o sobrepeso, obesidade, obesidade intra abdominal, visceral ou central se agravam, além de comprometerem todo o seu organismo de forma grave, que hoje já é uma epidemia mundial, e se não tomarmos uma atitude agressiva na reversão deste flagelo que no Brasil já é de 48 % da população ativa, logo alcançaremos os Estados Unidos em seus 60 % dramático.



  
    
Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930

Como Saber Mais:
1.O conjunto de técnicas utilizadas para medir o corpo humano, dos quais as circunferências da cintura e quadril são um dos mais importantes ...

2.Esta nova medida parece ser mais eficiente para averiguação de risco cardiovascular...

3. Na proporção de IMC (índice de massa corporal) e da relação cintura quadril com uma simples fita métrica é eficiente para medir grau de obesidade....

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO  
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:
Gabriel eu Uwaifo, MBBS   e Pesquisas Clínicas, Professor Assistente de Medicina e Endocrinologia, Centro de Pesquisa Clínica MedStar, Instituto de Pesquisa MedStar e Centro Hospitalar de Washington Elif Arioglu, MD   Professor Assistente de Medicina, Divisão de Endocrinologia e Metabolismo, da Universidade de Michigan Harris C Taylor, MD   Professor Clínico de Medicina, Divisão de Endocrinologia Clínica e Molecular, Case Western Reserve University School of Medicine.








Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio

Site Van Der Häägen Brazil