AGORDURA VISCERAL PODE CAUSAR DIABETES 2

MÉDICOS ESPECIALISTAS

27 de junho de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: TERMOGÊNESE, AÇÃO TERMOGÊNICA SIGNIFICA TRANSFORMAR EM ENERGIA AS CALORIAS PROVENIENTES DA GORDURA CORPORAL E DA ALIMENTAÇÃO.

O MECANISMO RESPONSÁVEL PELA TERMOGÊNESE OCORRE ATRAVÉS DO METABOLISMO, É A QUANTIDADE DE ENERGIA (CALORIAS) QUE O SEU CORPO QUEIMA PARA SE MANTER ATIVO, EM TODAS AS SUAS FUNÇÕES DESDE AS MAIS SIMPLES ATÉ AS MAIS COMPLEXAS, O DESEQUILÍBRIO DA TERMOGÊNESE É O PRINCIPIO DAS DOENÇAS QUE COMPLICAM NOSSAS VIDAS, TANTO A ANOREXIA COMO A OBESIDADE SEJA QUAL ESTAGIO APRESENTE.

Calor é um subproduto da transformação de energia, em suas diversas formas, durante a síntese e a utilização do ATP (trifosfato de adenosina), substrato celular através do ciclo vital que nos mantém vivos (ciclo de Krebs). Nos animais homeotérmicos, o calor derivado das funções biológicas - estando o organismo em repouso e à temperatura ambiente - é utilizado para manter o organismo próximo a 37°C. Essa termogênese obrigatória está associada à ineficiência termodinâmica intrínseca mitocondrial (organela intracelular responsável por nossa usina elétrica dentro da célula), derivada da presença de proteínas desacopladoras (UCPs, uncoupling proteins) que acaba estimulando a liberação energética das células de nosso corpo.
Durante a exposição ao frio, o organismo é capaz de gerar mais calor através da termogênese facultativa, por processos que também envolvem a presença de proteínas desacopladoras (UCPs, uncoupling proteins). Os hormônios tireóideos influenciam diretamente a expressão da UCP-1 e, indiretamente, a expressão das UCP-2 e UCP-3. Além disso, também aceleram o turnover de várias reações ou vias metabólicas cíclicas que levam a maior gasto de ATP (trifosfato de adenosina), e produção de calor, afinal a tireóide é o maestro responsável pela distribuição de todos os nossos hormônios e substancias para que possamos viver e comandar nosso organismo, alem de efetuar tarefas que não dependem de nossas vontades,isto se chama estar vivo. Calor É um subproduto da transformação da energia em seus vários estados. Por exemplo, a energia química contida na gasolina é liberada de forma explosiva durante o recebimento do oxigênio na carburação, sendo transformada no motor do automóvel em energia mecânica (trabalho) que movimenta o veículo.
O calor resultante da transformação de energia química em energia mecânica aquece o motor. A maioria aproximadamente (75%) da energia derivada da oxidação da gasolina é perdida na forma de calor. Ao contrário, num motor elétrico, mais de 90% da energia é transformada em trabalho, por isso ele na pratica é mais eficiente, o que faz com que este tipo de motor esquente menos e seja mais econômico e eficiente do ponto de vista termodinâmico. Em todos os animais ocorre um processo muito semelhante. A energia química contida nos substratos energéticos (alimentos) é liberada lentamente durante a oxidação dos açúcares e gorduras, sendo armazenada temporariamente na forma de ATP(trifosfato de adenosina). A partir de então ocorre um novo processo de transformação energética resultando em trabalho biológico, isto é, transporte de íons, síntese de macromoléculas (lipídios, proteínas, ácidos nucleicos), contração muscular e outros. Neste caso, também, o principal subproduto da transformação da energia é o calor. A eficiência termodinâmica do nosso organismo, à semelhança do motor a gasolina, é de cerca de 30%. A ineficiência termodinâmica no automóvel representa um gasto maior ($) e "desnecessário" a cada reabastecimento. Entretanto, a ineficiência dos seres vivos é importante e serve um propósito biológico: aquecer o organismo, otimizando o funcionamento das células, tecidos e sistemas. Não é difícil então, compreendermos que temos uma necessidade especifica de aporte e de demanda de substancias energéticas que são os alimentos em geral.
Portanto se obtivermos um aporte inferior do que a necessidade orgânica, teremos problemas de saúde para compensar, como a anorexia; entretanto se o aporte for acima do necessário ocorrerá também problemas de saúde, que chamamos de reserva extraordinária desnecessária ou sobrepeso, obesidade em seus diversos graus e conseqüências. Infelizmente é mais frequente utilizarmos menos energia do que necessitamos, e nosso organismo biometricamente e biologicamente não está preparado para esse desbalanceamento; é ai que paulatinamente ocorrerá o desastre que vem se verificando de forma avassaladora na raça humana, com comprometimento de absolutamente todo o nosso organismo nas mínimas funções. Esta doença pode ser também denominada de síndrome metabólica, pela desorganização que ocorre no ser humano.

Dr João Santos Caio Jr
Endocrinologia - Neuroendocrinologia
CRM: 20611

Dra Henriqueta V.Caio
Endocrinologia - Medicina Interna
CRM: 28930


Como Saber Mais:
1. Um número crescente de crianças, no mundo desenvolvido e em países emergentes, está com sobrepeso ou obeso, devido a desequilíbrios termogênicos...
http://obesidadeinfantojuvenil2.bogspot.com

2. O aporte desnecessário de alimentos afeta drasticamente a raça humana em qualquer idade...
http://obesidadeinfantojuvenil2.blogspot.com

3. A obesidade, sobrepeso, obesidade visceral, abdominal ou central é um desequilíbrio metabólico de sosso organismo...
http://drcaiojr.site.med.br/index.asp?PageName=Nutri-E7-E3o



Referência Bibliográfica:
Antonio C. Bianco, Departamento de Fisiologia e Biofísica, Instituto de Ciências ,Biomédicas, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.Brasil. Institute of Medicine: "Early Childhood Obesity Políticas de Prevenção". Leann L. Birch, PhD, professor, diretor do Centro de Pesquisa em Obesidade Infantil, Pennsylvania State University; Debra Haire-Joshu, PhD, MPH, professor, reitor associado de pesquisa, diretor de prevenção da obesidade, e Policy Research Center, Washington University, St. Louis.










Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinica Caio
http://drcaiojr.site.med.br
http://dracaio.site.med.br

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17